Acesse sua Conta

Campo Obrigatório
Digite sua senha

Notícias

09/09/2014

Grandes templos impulsionam turismo religioso

Estima-se que 15 milhões de brasileiros se movimentem pelo país todo ano movidos pela fé, de acordo com dados do Ministério do Turismo

  Com uma capacidade de reunir até 150 mil fiéis em um único evento, como ocorreu durante a visita do Papa à Aparecida, templos de grande porte impulsionam o turismo religioso no Brasil. O número de visitantes deve crescer ainda mais em 2015 puxado por novas construções, como o recém-inaugurado templo evangélico de Salomão (SP), o santuário católico Mãe de Deus (SP) e o Memorial Chico Xavier (MG), ambos ainda em construção.

 

  As viagens religiosas são experiências do turismo cultural, que representa 12% do total de viajantes pelo país, e também inclui o turismo cívico, o enoturismo, entre outros. Estima-se que 15 milhões de brasileiros se movimentem pelo país todo ano movidos pela fé, de acordo com dados do Ministério do Turismo

  O Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, ainda em construção, já abriga missas para até 60 mil pessoas. Assim que estiver concluído, vai comportar cerca de 35 mil pessoas na área interna e 100 mil no total, o que inclui também o ambiente externo.

  Em Uberada (MG) está em a construção a segunda etapa do Memorial Chico Xavier, atração que promete transformar a cidade em um polo de turismo religioso. A obra conta com repasse de R$ 2,9 milhões do MTur. O memorial funcionará como um museu e contará também com espaço para o estudo e a prática da doutrina espírita.

  Os novos templos somam-se a pontos de peregrinação consagrados no país, como a Basílica de Aparecida, que tem capacidade de celebrar missas para até 35 mil pessoas na área interna e até 300 mil na área externa. O levantamento mais recente da administração da Basílica aponta que o número de visitantes ao templo cresceu 9% entre 2011 e 2013.

  Há ainda os templos budistas como o Zulai, em Cotia (SP), e Odsal Ling, em Três Coroas (RS), que recebem, juntos, quase 150 mil visitantes por ano. Já em Foz do Iguaçu (PR) a Mesquita Al-Khatab é o terceiro ponto turístico mais procurado da cidade, atrás apenas das Cataratas e da Usina de Itaipu. A administração do templo muçulmano calcula receber cerca de 60 mil turistas das mais diversas religiões por ano.

 

Clique aqui e ouça comentário do ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre o potencial do Brasil no segmento.

Confira mais informações sobre o turismo religioso na publicação Turismo Cultural

Fonte: Ministério do Turismo

Nosso portal não possuí departamento de jornalismo, apenas replicamos as notícias e publicações de outros, portais, sites e blogs com fim informativo, não tendo intuito lucrativo, reservamos aos seus respectivos autores todos os direitos de autoria tanto da matéria quanto das imagens, citados sempre no campo "Fonte:".

Previsão do Tempo

© 2017, Navegador Turismo, Todos os direitos reservados.
E-mail: contato@navegadorturismo.com.br
Tel.: (55) 9987-6674 com Joel ou 9907-3637 com Daniel