Acesse sua Conta

Campo Obrigatório
Digite sua senha

Notícias

22/03/2016

Comitê vai fortalecer turismo de pesca

Grupo de trabalho formado por três ministérios tem 90 dias para desenhar os planos de ação

Pesca esportiva no Rancho do Kojak. Foto: Perlane Loiola

  O Ministério do Turismo criou um comitê para identificar, ordenar e fortalecer a relação entre as atividades de pesca e aquicultura e o turismo no Brasil.  O Comitê é composto por membros do Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O grupo tem 90 dias para concluir os planos de ação.

  Para praticar a pesca, o Brasil tem disponível um litoral de mais de 8 mil km de extensão e mais de 12% de toda a água doce do mundo. Ao todo, são mais de 4 mil espécies de peixe no país. A pesca oceânica é praticada principalmente da Bahia até Santa Catarina e entre os peixes comuns no litoral brasileiro estão o marlin, o xaréu e o espadarte.

  Em rios, a pesca esportiva pode ser praticada nos 35 mil km de cursos navegáveis e nos 9 mil km de margens reservatórios. Entre os peixes típicos de rios brasileiros estão o tucunaré, o pacu e o dourado. Os estados onde são mais comuns a pesca esportiva são: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.

  A pesca esportiva movimenta cerca de U$ 40 bilhões por ano nos Estados Unidos, mas no Brasil, ainda não se sabe o montante movimentado. Segundo dados do extinto Ministério da Pesca, o país tem um milhão de adeptos ao esporte e realizou 140 torneios no último ano.

  Em maio de 2015, foi firmado um acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e o extinto Ministério da Pesca para fortalecer o segmento de turismo de pesca; identificar destinos e roteiros turísticos relacionadas ao segmento; avaliar conflitos decorrentes da pesca profissional e amadora; e o mapeamento do perfil dos turistas nacionais e estrangeiros que viajam motivados pela pesca.

Fonte: Ministério do Turismo

Nosso portal não possuí departamento de jornalismo, apenas replicamos as notícias e publicações de outros, portais, sites e blogs com fim informativo, não tendo intuito lucrativo, reservamos aos seus respectivos autores todos os direitos de autoria tanto da matéria quanto das imagens, citados sempre no campo "Fonte:".

Previsão do Tempo

© 2017, Navegador Turismo, Todos os direitos reservados.
E-mail: contato@navegadorturismo.com.br
Tel.: (55) 9987-6674 com Joel ou 9907-3637 com Daniel