Acesse sua Conta

Campo Obrigatório
Digite sua senha

Notícias

06/02/2014

Maravilhas do Rio Grande: Pampa Gaúcho

Pampa Gaúcho ganha publicação na revista Navegador Turismo junto de outras atrações do estado do Rio Grande do Sul

  O Pampa ocupa pouco mais de 176 mil quilômetros quadrados no Brasil, mas se estende também pela Argentina e Uruguai, chegando a 700 mil quilômetros quadrados. É uma das maiores regiões de campos do mundo e o único bioma brasileiro restrito a um estado, representando 63% da área do Rio Grande do Sul.

  Sua vegetação é dominada por gramíneas e arbustos. Em alguns pontos, se avistam pequenas matas, os capões. As árvores de maior porte são encontradas nas margens dos rios, sangas e arroios. Sete tipos de cactos e bromélias só são encontradas naquela região. Quanto à fauna, existem 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes. 

  Abaixo do solo do Pampa está o Aqüífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo, dividida entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. 

  Entre as ameaças ao bioma, estão a expansão descontrolada da fronteira agrícola, a mineração, o sobrepastoreio, a extração de lenha, a invasão por espécies exóticas, o plantio de monoculturas e a caça.

  Hoje o bioma Pampa conserva 41,32% de sua cobertura vegetal nativa, porem apenas 0,4% do Pampa é protegido por Unidades de Conservação.

  No Pampa pode-se conhecer muito das tradições gaúchas. As paisagens são formadas principalmente por campos, coxilhas, açudes e mata nativa. É uma região de fronteira com Uruguai e Argentina.

 

  As cidades de Sant'Ana do Livramento,Uruguaiana e Bagé foram cenários de muitas batalhas históricas.

 

Fonte:http://www.turismo-rs.com

 

Nosso portal não possuí departamento de jornalismo, apenas replicamos as notícias e publicações de outros, portais, sites e blogs com fim informativo, não tendo intuito lucrativo, reservamos aos seus respectivos autores todos os direitos de autoria tanto da matéria quanto das imagens, citados sempre no campo "Fonte:".

  • Pôr do Sol no pampa

  • A tradição do Rio Grande

  • Vegetação nativa

Previsão do Tempo

© 2017, Navegador Turismo, Todos os direitos reservados.
E-mail: contato@navegadorturismo.com.br
Tel.: (55) 9987-6674 com Joel ou 9907-3637 com Daniel